fbpx

Você sabe o que é a Metodologia M@is do Liceu CDI?

Liceu CDI - A Escola para quem quer aprender de verdade.

A Tangram Social Educação, Tecnologia e Consultoria é uma empresa criada em 1996, que tem a missão de: Contribuir para o desenvolvimento da sociedade com serviços inovadores de alto nível.

Ao longo de mais de mais de 25 anos de história, prestamos serviços a instituições públicas e privadas de renome, sempre melhorando sua gestão e auxiliando o desenvolvimento de seus colaboradores.

Nossa equipe é formada por professores com muitos anos de vivência profissional e grande experiência de ensino. Além disso, por sua capacidade técnica e educacional, vários deles atuam pelo MEC como  avaliadores de cursos e escolas de ensino superior ou são membros de comissões avaliadoras científicas.

Em todos esses anos percebemos que as escolas em geral oferecem cursos que não estão alinhados às necessidades dos alunos e do mercado, principalmente por alguns aspectos que tornam a educação um processo chato.

Os erros das escolas concorrentes

Primeiro, partem do princípio que o aluno não aprendeu nada em sua vida, ou seja, utilizam a visão do passado de que o aluno é um vaso vazio, a ser preenchido. Ignoram que cada ser humano tem uma série de experiências ao longo da vida, que trazem muito conhecimento que precisa ser incorporado ao novo aprendizado.

Em segundo lugar,  as escolas em geral estão mais preocupadas com o ensino do que com a aprendizagem. O que isso significa? Significa que os cursos são desenvolvidos preocupados em cumprir o programa de ensino, ou seja, o que importa é o que o professor precisa ensinar e não o que o aluno precisa aprender.

O terceiro ponto é que os cursos são criados de forma isolada, não pensando na evolução do aluno na função que exerce ou exercerá ou na carreira que ele pode desenvolver ao longo de sua história de vida.

O quarto ponto é que a maioria dos cursos utiliza metodologias de aprendizagem ultrapassadas, que não consideram as possibilidades mais modernas, nem aproveitam as novas tecnologias de comunicação e informação. Usam o que é conhecido no meio educacional como “Metodologia GLS”,  ou seja,  giz, lousa e saliva, que é muito mais barato do que implantar processos de ensino-aprendizagem que pensam nas diferenças entre as pessoas na forma de aprender.

Por essas razões, criamos o Liceu CDI – Centro de Desenvolvimento Profissional – como a unidade de capacitação profissional especializada da Tangram Social, criada pensando em suprir as questões que a formação escolar normalmente não consegue resolver.

Partimos  do princípio que o aluno traz uma grande riqueza de experiências que precisam ser aproveitadas para aumentar seu aprendizado e realizar seus sonhos. E que além de entender um determinado tema na teoria, ele precisa saber como aplicar esse conhecimento na sua realidade.

Pilares da Metologia M@is do Liceu CDI

Assim, nossa metodologia se baseia em três pilares principais:

O primeiro é a gestão por competências, o que significa que cada um dos cursos é pensado com foco nos conhecimentos, habilidades e atitudes que precisam ser desenvolvidas para exercer uma determinada função e para as futuras funções em uma carreira. Os conhecimentos focam o aprendizado conceitual, em quantidade suficiente para que o aluno tenha a base conceitual mínima necessária para entender como surgiu, no que se baseia e para que serve. As habilidades visam fazer com que o aluno saiba como aplicar esse conhecimento na prática em sua realidade, considerando as diferenças entre a teoria e a vida real. As atitudes significam saber agir da forma adequada em uma determinada situação; assim, não basta, por exemplo, saber utilizar um roteiro de atendimento ao cliente, é preciso saber como atender cada um dos clientes em diferentes situações.

As trilhas de aprendizagem são nosso segundo pilar, que significa que não pensamos apenas em um curso, mas estruturamos formações profissionais com foco no desenvolvimento de uma carreira. Ou seja, a partir dos temas necessários para exercer uma determinada profissão, os cursos são desenvolvidos de forma gradativa. Começamos pelos temas mais simples e ao longo do tempo o aluno vai evoluindo para temas mais complexos, o que se torna mais fácil, pois no novo tema ele resgata o que aprendeu nos temas anteriores. O próximo curso da formação para a função relembra esses temas de forma integrada ao que está sendo tratado nesse curso. E isso acontece também nas demais funções ao longo da carreira. Assim, um determinado tema pode ser tratado de forma simplificada em um curso de auxiliar e também em um curso de uma função posterior da carreira, mas de forma mais elaborada.

O terceiro pilar são as metodologias ativas, que tiram o foco do professor e o colocam no aluno, ou seja, o que realmente importa é o que  o aluno aprende e não o que o professor ensina. Para isso, precisamos usar técnicas pedagógicas que favoreçam o aprendizado do aluno, de diferentes formas. Nossas formações são desenvolvidas com diferentes formas de aprender, para que, com atividades diversificadas, cada aluno tenha a possibilidade de aprender e conectar seu aprendizado com sua vida real e sua vivência anterior.

Um outro ponto importante que usamos em nossa metodologia, diferente das outras escolas,  é que consideramos que aprender é uma atividade natural e prazerosa para o ser humano. Todos lembram das bobagens que fizemos na infância e, embora chorássemos na hora, depois que passava o susto ou a dor, ríamos e isso se tornava um aprendizado para toda a vida. O aspecto lúdico é sempre pensado em nossas formações, para que aprender seja útil e divertido.

Quer conhecer mais sobre nossa metodologia? Baixe nosso eBook sobre o tema clicando AQUI .

Somos uma escola de cursos livres, construída para que o aluno aprenda de forma divertida e se prepare de verdade para a prática da vida profissional.

Gostou do texto?  Leia outros textos interessantes em nosso BLOG.

Quer fazer parte de nossa comunidade? Se desejar ser informado antes que todo mundo, cadastre-se no site para receber nossas novidades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *