Equipe

Conheça nossos instrutores.

Nossa instituição nasceu da vontade dos professores de oferecer uma nova forma de aprendizado, onde o aluno é protagonista de sua história.

Francisca Candida Candeias De Moraes

Doutoranda em Administração (Universidad Nacional de Misiones – Argentina);

Mestre em Administração (FGV), Administradora de Empresas (UNICID); Pós-graduada em Administração de Recursos Humanos (UNIP) e em Formação Docente para a Atuação em Educação à Distância (ESAB);

Técnica Contábil com registro no CRC-SP.

Desenvolve pesquisa para desenvolvimento de metodologia de análise da sustentabilidade organizacional e sobre a formação contábil.

Currículo Lattes

Adilson do Carmo Bassan

Mestre em Sustentabilidade – PUC Campinas, graduado em Administração – PUC Campinas, Especialização em Contabilidade, Auditoria e Controladoria – PUC Campinas e MBA em Gestão de Negócios – INPG.

Consultor empresarial e pessoal. Diretor executivo na ABassan Treinamentos e Diretor na AARC – Associação dos Administradores da Região de Campinas.

É professor universitário em cursos de graduação e de especialização.

Currículo Lattes

Ariane Lucia Candeias

Administradora de Empresas pela Universidade Cruzeiro do Sul e tecnóloga em Gestão em Recursos Humanos, é detentora de Certificação em ITIL® Foundation Certificate in IT Service Management.

Concentrou sua carreira na gestão de pessoas, atendimento a clientes internacionais, desenvolvimento e implantação de projetos SAP.

Atualmente atua na Cencosud S.A. (Santiago – Chile) como Líder Funcional SAP e Coordenadora de Suporte SAP, responsável pela Regional América Latina (Chile, Argentina, Brasil, Colombia e Perú) para os módulos SAP Basis, SD y MM.

Arthur Karaliunas Borsato

Bacharel em Ciências Contábeis e Tecnólogo em Logística, é pós graduado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas com ênfase nas áreas de Gestão de Projetos, Gestão de Pessoas, Gestão Financeira, Gestão de Operações e Comunicação Empresarial.

Experiência nas áreas contábil e fiscal, especialmente em tributos diretos, para empresas de lucro real e presumido. Participação em projetos estruturantes para a melhoria da gestão de pessoas e de processos internos.

Dagoberto Candeias de Moraes

Tecnológo em Processos Gerenciais (Uninove), gerenciou unidades de escolas de formação profissional, idiomas e informática, com destaque para as redes Micromix, Microlins e All Net.

Atualmente é Controller da Start Pro Formação Completa, respondendo pela Controladoria geral da rede em todo o território nacional (Corporativo, Vendas, atendimento e Pedagógico).

Bernardo Pires de Vasconcelos

Licenciado em Filosofia, pela UMC – Universidade de Mogi das Cruzes e pós-graduação em Etnologia e Antropologia Cultural na Université de Paris e especialista em Gestão de Recursos Humanos pelo IAG – Instituto de Administração e Gerência (PUC – Rio de Janeiro).

Atuou como executivo profissional por 19 anos, ocupando posições de gerência e assessoramento, em recursos humanos e em organização de negócios, se reportando diretamente à direção de empresas e grupos empresariais de destaque, em seus respectivos segmentos de negócios. Sócio fundador da ABTD – Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (atual ABRH – Associação Brasileira de Recursos Humanos).

Acumula experiência de 20 anos em consultoria de Planejamento Estratégico, Organização de Negócios e Treinamento e Desenvolvimento de Recursos Humanos, em organizações públicas e privadas, com especial enfoque em assessoramento à direção e capacitação de executivos e quadros técnicos. É docente em formações empresariais há mais de 30 anos, atuando em e com organizações de renome.

Daniel Henrique Paiva Tonon

Mestre em Administração – Área de Concentração: Governança Corporativa pelo Centro Universitário da Faculdade Metropolitanas Unidas, FMU, Brasil (2016).

Doutorando em Direito (iniciado em 2014 – Universidad Argentina John F. Kennedy’ (U.A.J.F.K., Argentina). Especialista em Direito Empresarial pela Universidade São Judas Tadeu, USJT, Brasil (2002). Especialista em Direito Tributário Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil (2005). Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de Bauru mantida pela Instituição Toledo de Ensino – ITE, Brasil (1995).

Advogado inscrito nos quadros da OAB/SP sob o nº 141.120 desde 09/07/1996, atuante na área do direito empresarial e tributário, professor universitário desde 2002, consultor de empresas desde 2004.

Professor de direito tributário e civil em cursos de pós-graduação. Experiente em casos de sucessão empresarial e suas implicações na governança corporativa.

Advogado especialista em planejamento tributário, responsabilidade civil, recuperação judicial e falência de empresas. Atuante em implementação de programas de integridade e compliance.

Professor das disciplinas Fundamentos da Governança Corporativa; Compliance e Gestão de Riscos no curso Pós-MBA em Governança Corporativa e Compliance da FGV e da Pós Graduação da Faculdade Presbiteriana Mackenzie Rio. Especialista em Compliance certificado pelo RINA para a Legislação Brasileira, Genova.

Currículo Lattes

Elisabete Aparecida Pontes

Graduada em Ciências Contábeis (Faculdades Integradas Campos Salles), é pós graduada em Consultoria Financeira Contábil, MBA Profissional em Administração, Finanças e Negócios, Psicopedagogia Empresarial e Mestre em Educação, Administração e Comunicação (Universidade São Marcos).

Possuí experiência na área de Administração, com ênfase em Administração, atuando principalmente nos temas: educação, administração, empreendedorismo, cooperativismo e contabilidade. Atualmente é consultora sênior da Tangram Social – Educação, Tecnologia e Consultoria.

Avaliadora do INEP- Instituto Nacional de Educação e Pesquisa e Guia do Estudante para os cursos de Administração e Ciências Contábeis. Foi Coordenadora dos Cursos de Ciências Contábeis, Administração, Curso Superior de Tecnologia em Logística, Qualidade e Processos Gerenciais, do NEP (núcleo de empregabilidade e empreendedorismo ) e NAF (Núcleo de Apoio à Receita Federal) na Universidade São Francisco, foi docente do Centro Universitário Salesiano São Paulo, professora titular do Centro Universitário SantAnna e da Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Currículo Lattes

Fábio Casimiro Vieira

Administrador de Empresas com Habilidades em Tecnologia da Informação pela UNIP, pós graduado em Logística Empresarial pela Escola Politécnica da USP, certificado em Lean Six Sigma pela Universidade Deloitte.

Mais de 16 anos de experiência, atuando em projetos de Supply Chain Management e implementação de projetos com foco em planejamento e na otimização da cadeia de suprimentos nos níveis estratégico e tático.

7 anos de experiência como Gerente na área de Strategy and Operations da Deloitte, atuando em projetos de Planejamento (Estratégico, S&OP, MRPI e MRPII), Compras Estratégicas e Transportes, com ampla vivência em programação linear, otimização de processos e análises quantitativas (Analytics).

3 anos de experiência como Gerente na Área de Advisory da KPMG, atuando em projetos de Eficiência Operacional, Planejamento (Estratégico, Plurianual, Orçamentos e Compras Estratégicas), Manutenção e Remuneração Variável, com foco em análises quantitativas (Analytics) e qualitativas (Ferramentas de Maturidade).

Fábio Laurenti

Mestre em Administração pela Universidade Metodista de São Paulo (2002) e graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade de Mogi das Cruzes (1984). Tem experiência nas áreas de Engenharia Mecânica e Administração, sendo especialista em Gestão da Qualidade.

Foi Supervisor de Projetos e Gerente Industrial da Laurenti – Equips. para Processamento de Dados Ltda. e sócio da Eurotex – Comércio e Importação de Sistemas de Transmissão de Potência. Atualmente, é consultor e professor em Gestão Organizacional e, ainda, orientador condominial.

Lecionou, de 1999 a 2006 e de 2011 a 2013 na Universidade Anhembi Morumbi, para cursos de Engenharia, Administração e outros. Anteriormente, ministrou aulas na Faculdade Oswaldo Cruz, Anhanguera e Universidade Ibirapuera, sendo ainda Coordenador do Curso Tecnológico de Gestão da Qualidade, nesta última instituição, de 2008 a 2009. Tem lecionado, ao longo de sua carreira acadêmica disciplinas de: Introdução à Administração; Administração da Produção; Administração de Materiais; Gestão de Projetos; Gestão da Qualidade; Custos de Produção e Contabilidade básica; Empreendedorismo; Estatística e Probabilidade; Física; Fundamentos de Matemática; Planejamento Estratégico e Processo Decisório e Introdução a Sistemas de Informações.

Currículo Lattes

Felipe Augusto de Toledo Moreira

Graduado em Direito, Especialista e Mestre em Direito Processual Civil (PUC/SP).

Professor da graduação em Direito na FMU e Professor do curso de Pós-Graduação em Direito Civil e Direito Processual Civil da Faculdade de Direito da UNISAL e membro colaborador do Instituto de Direito Contemporâneo – IDC.

Foi Assessor da Presidência da Corregedoria Geral da Administração do Estado de São Paulo e Professor dos cursos técnicos da Escola Técnica Estadual – ETEC Camargo Aranha, administrada pelo Centro Paula Souza de Educação Tecnológica – CEETEPS.

É advogado em São Paulo e possui formação complementar em Direito Constitucional, Direitos Humanos, Direito Administrativo, Criminologia, Vitimologia e Direito de Família e Sucessões

Currículo Lattes

Fernando de Almeida Santos

Pós-Doutorando em Ciências Contábeis – PUC-SP; Doutor: Ciências Sociais, Área de Relações Internacionais – PUC-SP; Mestre: Administração de Empresas – Universidade Presbiteriana Mackenzie; Especialista: Avaliação Institucional – UNB; Especialista: Administração com ênfase em Finanças – UNIFIEO; Especialista: Formação de Docentes para a atuação em Educação à Distância – ESAB; Graduado: Administração de Empresas – UNIFIEO; Graduado: Ciências Contábeis – UCDB; Graduado: Administração Pública – UCDB.

Professor do Mestrado e da Graduação de Ciências Contábeis das PUC-SP. Chefe Editorial da Revista Científica Hermes Editor da Revista REMIPE e editor da Revista REMIPE Avaliador: MEC/INEP (desde 2002) e Conselho Estadual de Educação-SP (desde 2007). Vice-conselheiro do CRC-SP.

Docência em Ensino Superior (20 anos); docência em Ensino Médio (2 anos); elaboração de projetos educacionais e auto avaliação; avaliação de cursos e instituições (Conselho Estadual de Educação – SP, MEC/INEP); Controladoria (SABESP-SP); Auditoria (Secretaria dos Negócios da Fazenda do Estado de São Paulo). Participação em projetos de pesquisa,e autor de livros e artigos.

Heloísa Candia Hollnagel

Graduada em Ciências Biológicas (UFRGS) e em Matemática com ênfase em Informática (UNIP), Especialista em Educação à Distância, com ênfase na docência e na tutoria em EAD (PUCRS), Mestre e Doutora em Ciências (USP).

Desde 2001 atua como docente e Coordenadora de Cursos de Graduação Tradicional e Tecnológica em várias instituições, atuando em projetos de extensão universitária e orientação de alunos de Iniciação Científica e como docente em cursos de Pós-graduação.

Avaliadora ad hoc do INEP/MEC desde 2010. Consultora cadastrada do Instituto de Instituto de Gestão Organizacional e Tecnologia Aplicada (IGETEC) e consultora em projetos socioambientais. Palestrante credenciada pelo CRC SP na área de Contabilidade Social e Ambiental. Tem como foco a análise de políticas públicas, a educação e a implementação de práticas da sustentabilidade para redução de custos operacionais, ambientais e sociais.

Conselheira do Instituto de Sustentabilidade – ISS e voluntária da Agência Ambiental Pick-upau em diversos projetos e ações e Conselheira do CONSEMA – SP, tem mais de 10 anos em organizações do Terceiro Setor em projetos Socioambientais – gestão, elaboração e desenvolvimento de projetos, captação de recursos e instrução de processos de financiamento junto a agências de fomento nacionais e internacionais. Professora Adjunto II da UNIFESP titular da disciplina de Contabilidade Ambiental, é coordenadora-adjunta e docente da especialização EAD em Gestão Pública e coordena o Programa de Mestrado Profissional em Gestão de Políticas e Organizações Públicas.

Currículo Lattes

Humberto Candeias de Moraes

Tecnólogo em Gestão Logística, tem mais de 10 anos de experiência em coordenação de Promoção, Marketing e Merchandising em empresas de grande porte, gerenciando equipes, processos, logística, estoques físicos e virtuais, ações de Trading Marketing e campanhas promocionais em lojas das grandes redes do mercado varejista. Tem larga experiência prática na capacitação de promotores, vendedores, estoquistas, repositores e outros profissionais da área de logística e marketing.

Jamil Abnadur Júnior

Doutorado em Ciências Florestais pela Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO, 2017.

Mestrado em Ciências Empresariais pela Universidade Fernando Pessoa, Portugal em 2003 e revalidado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN em 2005. Graduação em Ciências Contábeis pela Fundação Faculdade Estadual de Filosofia Ciências e Letras de Guarapuava, 1985.

É membro do Grupo de Pesquisa Tecnologia de Produtos Florestais, linha de pesquisa: Política, legislação e economia florestal da UNICENTRO, Campus de Irati e do Grupo de Pesquisa Contabilidade e Finanças, linha de pesquisa: Teoria da Contabilidade, da UNICENTRO, Campus de Guarapuava. Avaliador de artigos científicos do Congresso Internacional de Administração promovido pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG nos anos de 2016 e de 2017.

Revisor ad hoc da Revista de Administração da Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG (ADMpg).

No Governo do Estado do Paraná, ocupou os cargos/funções de Diretor Geral da Secretaria de Estado de Governo, Diretor Geral da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Diretor Administrativo-Financeiro da Casa Civil; Membro do Conselho de Administração da ECOPARANÁ (Serviço Social Autônomo da Secretaria de Turismo)e Coordenador de Corregedoria da Controladoria Geral do Estado.

Professor Adjunto da Universidade Estadual do Centro-Oeste, lotado no departamento de Ciências Contábeis. Atualmente exerce o cargo de Assessor Técnico da Controladoria Geral do Estado do Paraná e é Presidente da Comissão de Licitação da Controladoria Geral do Estado. Foi Pró reitor Administrativo do Centro Universitário Curitiba, UNICURITIBA. Foi Diretor Vice-presidente, Assessor de Planejamento e Coordenador Administrativo na Fundação Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO.

Foi Diretor Geral da Faculdade Novo Ateneu de Guarapuava e Diretor Educacional da Faculdade de Tecnologia Instituto Politécnico do Paraná. Exerceu os cargos de Vicepresidente de Serviços (mandato 2006-2008) e Diretor Administrativo (mandato 2008-2010) da Associação Comercial e Industrial de Guarapuava.

Currículo Lattes

Marcos Antonio Cezar

Graduado em Ciências Econômicas e em Ciências Contábeis pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas PUCC e pós graduado em Controladoria Empresarial pela Universidade Candido Mendes.

Delegado Distrital do CORECON Campinas, Presidente da Associação PROUNIEMP, Especialista em Controladoria Empresarial, Lecionou Econometria e Matemática Econômica na PUCC e é palestrante e docente em diversos temas da área econômica, financeira, contábil e administrativa.

Carreira desenvolvida nos últimos 30 anos na execução e gerenciamento de organizações de médio e grande porte nos setores empresariais, realizando a Gestão Administrativa Financeira Econômica e Contábil e no Terceiro Setor nos últimos 10 anos.

Currículo Lattes

Nanci Horácio Preite

Administradora de Empresas formada pela USCS, pós-graduada em Marketing e com MBA em Desenvolvimento e Gestão de Pessoas pela Fundação Getúlio Vargas, é Mestre em Comunicação Social pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul – USCS/SP.

Atua como consultora organizacional, palestrante e facilitadora de treinamentos. Trabalhou como consultora em treinamentos comportamentais e formação de líderes para o Metrô-SP, General Motors, Ford e outras empresas.

Consultora em inovação pedagógica; treinamento e desenvolvimento de pessoas nas disciplinas dos cursos de Administração, Ciências Contábeis; Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, Recursos Humanos, Marketing, Comunicação Institucional e áreas correlatas. Foi docente dos cursos de MBA em Gestão de Pessoas da Universidade Anhanguera. Faz parte do corpo docente da Faculdade Eniac dos cursos de Graduação em Comunicação Social: Publicidade e Propaganda;

Relações Públicas e Marketing. Atua na coordenação do curso de Marketing e Publicidade e Propaganda do Eniac. Autora do capítulo “Como Implantar a Gestão Estratégica de Pessoas” do livro Os Mais Relevantes Projetos de Conclusão dos Cursos MBAs em 2007 (FGV-Management).

Currículo Lattes

Ricardo Bulgari

Administrador Público (FGV/SP), pós-graduado como Gerente de Cidades (FAAP/SP).

Consultor e Auditor tem realizado diversos trabalhos de Auditorias e Consultorias para órgãos públicos. Foi Secretário Municipal de Administração e Finanças, e Superintende de Autarquia de Saneamento em Amparo/SP. Foi Secretário Municipal da Fazenda e Controlador Geral do Município de Paranaguá-PR. Foi também Examinador do Prêmio Nacional de Qualidade na Gestão Pública – PQGF. Professor da ESAF/RS – Escola de Administração Fazendária, da FAZESP – Escola Fazendária do Governo do Estado de São Paulo e do IBAM – Instituto Brasileiro de Administração Municipal.

Professor convidado pela FSVC – Financial Services Volunteer Corps para ministrar treinamentos em Luanda, Angola, ao corpo técnico do Tribunal de Contas Angolano, dentro do programa apoiado pela Agência dos Estados Unidos para a Desenvolvimento (USAID). Ministra cursos e treinamentos por todo o País para servidores públicos de órgãos das três esferas de governo.

Tadeu Vaz Pinto Pereira

Formado em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (CEA/PUCC), graduado em Ciência Política pela Universidade Estadual de Campinas (IFCH/UNICAMP), e mestre em Ciências Humanas e Sociais (linha Estado e Desenvolvimento) pela Universidade Federal do ABC.

Atuou no Centro de Desenvolvimento Econômico da UNICAMP (CEDE/IE/UNICAMP) e Assessor Técnico da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do município de Bragança Paulista.

Atualmente é servidor efetivo (Analista de Gestão) da Prefeitura da Estância de Atibaia.

Professor convidado na Universidade São Francisco (USF), é coordenador dos cursos de graduação em Tecnologia do campus de Bragança Paulista.

Currículo Lattes