fbpx

Dia do Empresário Contábil

Parabéns ao Empresário Contábil

Empresário contábil, empreendedor importante para o país.

O Dia do Empresário Contábil

O Brasil é um país de homenagem. Não poderíamos deixar de homenagear os Empresários da Contabilidade, empreendedores que ajudam a construir a integridade no país.

A data foi Instituída pela Lei nº 12387 em março de 2011, criada pelo deputado Arnaldo Faria de Sá, que também e empresário da área contábil. A celebração é uma forma justa e oportuna aos empreendedores que dedicam a prestar serviços a empresas públicas e privadas e ainda a organizações do Terceiro Setor.

Quem é o empresário contábil

Esses valorosos profissionais contribuem para geração de riquezas, para o desenvolvimento da economia e para o equilíbrio fiscal. O papel desses profissionais no contexto social é de grande relevância e os mesmos fazem esse trabalho com responsabilidade, ética e respeito aos cidadãos que deles necessitam, obedecendo os princípios e as normas que são o norte da sua atividade.

Para dar conta de todas as demandas e solicitações, devem se manter atualizados e maximizar ao máximo seu papel de empreendedor, alinhado ao atendimento dos interesses e necessidades de seus clientes e de sua equipe com transparência, confiabilidade e responsabilidade social.

Ajudando a transformar sonhos em realidade

Produzem informações necessárias aos demais empresários, aos governantes, aos diferentes tipos de gestores públicos e privados e também à sociedade que necessita da informação contábil confiável.

Um outro fator importante que merece destaque para esse profissional a contribuição na geração de emprego e renda.

Importante ressaltar que esse empresário, além de suas atribuições técnicas nas diversas áreas, como contábil, tributária, fiscal, trabalhista, previdenciária, societária, ainda padece das mesmas questões que os demais empreendedores: juros abusivos, inadimplência, captação de clientes, dentre outros.

Em um pais que passa por constantes transformações econômicas e financeiras, com muita corrupção e desmandos políticos. Ainda precisam estar atentos às variações tributárias, às mudanças na legislação e vivem a dificuldade de contar  mão de obra qualificada. Comumente são os empresários contábeis que

Nesse contexto como qualquer empreendedor, esse profissional tem dois importantes desafios: explorar a tecnologia, na otimização dos processos e gestão de pessoas, para produzir mais e com qualidade.

Transformando projetos em ações com resultado

A profissão contábil vem sendo reconhecida pelos empresários e pela sociedade e vem sendo necessária cada vez mais para a boa gestão das empresas, dos órgãos públicos e no terceiro setor, no pouco se fala que uma parcela considerável desses profissionais, encontrar-se estruturada como empresa, ou seja, são empresários contábeis.

Diante dos expostos, queremos fazer uma contribuição para quem empreende ou pretende empreender como profissional da contabilidade.

É importante refletir sobre algumas situações que podemos e certamente iremos encontrar no caminho profissional.

Dicas para seu crescimento pessoal e profissional e para seu negócio crescer:

  1. Conheça e atenda seu cliente da forma adequada

Cada cliente tem perfil e necessidades diferentes. Mesmo que você tenha clientes do mesmo segmento de negócio, com certeza cada um deles tem dificuldades e necessidades distintas. Identifique e busque atender a cada um de forma específica. Uma pequena adequação no serviço pode garantir a fidelidade.

  • Valorize as pessoas

Gerir pessoas é uma das maiores dificuldades que encontramos em qualquer atividade que nos propomos a fazer. O conhecimento é importante, mas não o suficiente.

  • Prepare sua equipe para atender seu cliente

Cada cliente é uma grande responsabilidade. Esteja sempre atualizado e invista na formação cos profissionais que lhe dão suporte. Procure por profissionais que esteja sempre se reciclando; esses investimentos permitem prestar serviços de qualidade,

  • Esteja preparado para mudar todos os dias

Seja flexível, prepare-se para a concorrência: o mercado é exigente e difícil. Procure estar atento às mudanças e não se preocupe com o novo, apenas aceite e se prepare.

  • Atualize-se

Invista em novas tecnologias e ferramentas esteja atento às mudanças, Procure alternativas de economia ao seu cliente para isso busque entender as variações e mudanças governamentais, ou seja, entender o processo para fidelizar os clientes. Tenha atenção redobrada às mudanças na legislação e principalmente nas que envolvem tributação ou risco de passivos futuros.

  • Seja responsável

Assuma os erros quando esses ocorrerem. Tenha responsabilidade pelo seu trabalho, é necessário ter competência, habilidades para gerir um negócio, mas principalmente atitude, ou seja, agir de forma adequada em cada situação.

  • Não terceirize a culpa

O sistema não pode ser responsabilizado, ele apenas processa o que um ser humano definiu. Portanto, antes de adquirir um sistema de contabilidade esteja certo que será o melhor e que pode e tem condições de trabalhar com ele.

  • Aprenda com os erros

Cada erro é uma oportunidade de aprendizado. Claro que as consequências podem ser sérias, mas se ele ocorreu, entenda como esse processo se deu e busque alternativas para que não se repita. Isso vale para o dono do escritório e para a equipe. Muitas vezes um erro é cometido por uma orientação incorreta da liderança.

  • Valorize  a diversidade

Cada pessoa é diferente e traz consigo um universo maravilhoso de experiências e conhecimentos e pode ajudar na relação com diferentes tipos de clientes. Busque criar uma equipe diversificada e antes de criticar, procure entender o que faz com que uma pessoa tenha determinado pensamento ou comportamento.

  1. Viva de forma integral

Ame o que faz, transforme problemas em aprendizado e não em drama. E sempre busque utilizar seu tempo livre com o que lhe dá prazer. Ser feliz é muito mais do que somente ganhar dinheiro. Há coisas que o dinheiro não paga.

Saber o que é débito e crédito é importante, mas saber transformar clientes em Ativo é muito melhor.

O Liceu CDI está atento às mudanças e podemos contribuir com os seus ativos mais importantes seus clientes, conte conosco sempre que preciso.

Fraterno Abraço!!

Equipe Liceu CDI

Quem quer aprender de verdade e não apenas ter um certificado precisa conhecer o Liceu CDI, a unidade especializada em capacitação profissional da Tangram Social.

Em breve novas formações completas:

Contabilidade – Auxiliar, Assistente, Analista e Coordenador Contábil.

Gestão Social – Gestão de Abrigos, Gestão de OSCs (ONGs, institutos, etc)

Acompanhe nossos cursos.

Siga nossas mídias, cadastre-se em nosso site e fique sempre atualizado(a):

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *